Laços De Família

iStock_000021681159Medium-200x300

O princípio é o mesmo – se você não se valoriza, ninguém mais a valoriza. E isso incluindo familiares. Não é porque existe um laço de sangue que as pessoas vão se compadecer mais (ou menos) das outras. Se você se mostra frágil e dependente, a reação imediata é lhe classificar como tal.

E na hora das decisões, planos familiares, disputas de interesses, a sua voz não é ouvida, a sua opinião não é considerada, os seus interesses não são contados. Aqueles que a princípio deviam ser os que lhe protegeriam, às vezes parecem ser os que mais lhe ferem. Assim foi comigo.

Quando descobrem o que lhe aconteceu, se o seu ofensor é parte dessa mesma família, os mesmos laços de sangue a convencem a viver como se nada tivesse acontecido. A fim de não dividir a família, lhe aconselham a esquecer o ocorrido e continuar com a sua vida como se não houvesse passado, como se você não tivesse sido ultrajada. Você passa a viver como culpada e o seu ofensor, como inocente. Manter as aparências pelo bem da família é a ordem do dia.

Se você sofreu violência domestica, o conselho é não falar do assunto, pela felicidade de seus filhos. Mas seja sincera, qual criança pode crescer feliz, emocionalmente estável, se vem de um lar onde a violência predomina? Essa criança em breve passará a não lhe respeitar e grandes são as possibilidades de se tornar violenta no futuro.

A Bíblia nos deixa uma historia real, dura de ser lida, especialmente quando carregamos em nós as mesmas marcas daquela menina chamada Tamar. Única filha do Rei Davi, foi vítima de seu meio irmão, Amnon, que abusou dela, roubando-lhe não somente a pureza, mas a dignidade e o futuro. Após o ato consumado, diz a Bíblia que Amnon a odiou com todas as forças. Lembre-se de que a violência sexual não se trata de uma satisfação ao prazer, mas sim de ratificar domínio e autoridade àquele que não tem nenhuma autoconfiança.

E qual foi a reação de Absalão, seu irmão de sangue? Ele disse “Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão.” E o verso termina dizendo que Tamar viveu uma vida solitária em casa de seu irmão ate o fim de seus dias. (2 Samuel 13:20)

Hoje a mulher tem um papel expressivo na sociedade e a nenhuma de nós o isolamento é imposto, mas será que você não tem condenado a si própria dessa forma?

Jamais se esqueça disso: Se você não se valorizar, ninguém o fará. Nem o seu ente mais querido.

Raabe

Anúncios

4 Respostas para “Laços De Família

  1. Nós mulheres precisamos ouvir mais a voz de Deus e dizer não a voz do mundo, não as acusações de quem só quer nos prejudicar, dar um basta a este sentimento de erro, de culpa, de baixa-autoestima, de incapacidade e fragilidade que muitas vezes nos impomos a nós mesmas. A mulher tem valor. Eu tenho valor e não preciso do mundo ou de quem quer que seja pra confirmar isso, quando o próprio Deus me fez a sua imagem e semelhança para ser auxiliadora e fazer a diferença onde quer que eu esteja.

  2. Sabe,eu vivo assim! Solitária,por não acreditar que sou merecedora de alguém! Quero me libertar urgente, pois descobrir que sou assim por esse projeto maravilhoso RAABE! Obrigada, por me entender e me ajudar sempre!
    Deus abençoe!!!

  3. foi tao forte ler este post que tive pesadelos, vi que ainda pra mim todo esse assunto é muito difícil, por mais que tenha meu coracao limpo, e minha seguranca completa no Senhor Jesus, nao há em mim nenhum mover em remexer o que está na vida velha. obrigada, mesmo assim vejo a importancia e a necessidade deste trabalho crescer

  4. Pois é verdade quanto mais precisarmos de alguém e não tomarmos nossas atitudes,arriscar e lutar para conquistar sempre teremos que passar por essas situações e além de ser humilhada,não poder dar e ter opinião isso é horrível,já passei por isso hoje me libertei disso,mais não foi fácil,pois quando eu estava precisando de alguma ajuda eu ia sem pensar,mais foram com as consequências dessas ajudas que tomei vergonha e começei a andar com minhas próprias pernas.POIS ME CANSEI DE PRECISAR!!!Estava sempre precisando porque eu não tomava uma atitude,não me revoltava com aquela situação.É melhor você sofrer um pouco mais achar uma solução digna do que ficar sempre se rebaixando diante das pessoas que também vai ajudar mais vai ser passageiro,e depois volta tudo a estaca zero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s